Com mais tempo em casa, todos percebemos alguns detalhes que antes passavam despercebidos, seja um armário que precisava de reforma, uma mesa de jantar que já não combina com o estilo do proprietário ou um quarto que necessitava agora de uma nova mesa de trabalho. Juntando essa necessidade de um novo layout ao espaço e novos móveis em casa, com um dinheiro que para alguns estava sobrando (afinal, viagens de férias foram canceladas), o que vimos nesta quarentena foi um aumento nas reformas do lar e a procura por projetos de marcenaria.
O ano de 2020, por mais incrível que pareça, foi um dos mais surpreendentes para o setor que reúne construção, arquitetura e decoração. Até outubro do ano passado, por exemplo, foram criados quase 140 mil postos de trabalho. Mais que isso, a projeção é que esse crescimento continue em 2021, com um aumento de mais 4%.
Em uma pesquisa da consultoria Consumoteca, foi apontado que 39% das famílias da Classe C fizeram alguma mudança em sua casa. Já entre as pessoas com maior poder aquisitivo, esse número aumenta para 55%.
Esses números refletem bem o mercado. O escritório, como imaginado, foi um dos ambientes mais procurados por quem queria renovar um cômodo de casa. A cozinha e a sala também ganharam atenção dos brasileiros que procuraram um marceneiro ou arquiteto.
Esses gastos com as reformas se explicam: em muitos casos, por mais que as famílias tenham sofrido com uma diminuição de salários, as despesas em casa também tiveram quedas: acabaram as viagens, as refeições em restaurantes, as idas ao cinema e outras saídas que antes eram rotineiras e com a pandemia ficaram de lado. E, com mais tempo passando em casa, muita gente preferiu investir no conforto do próprio lar, com a contratação de móveis sob medida: por isso a cozinha e a sala ganharam destaque, afinal são os ambientes onde as famílias mais se reúnem dentro da residência.
Quer dar uma nova cara à sua casa também? Na Decor Ienne, personalizamos todos os seus móveis. Entre em contato e realize um projeto de marcenaria com a gente!