Esse estilo de arquitetura de interiores tem origem na Alemanha (por isso o nome) e ganhou fama nos pubs do país. Hoje, ele se espalhou por vários outros lugares e temos visto muito nas salas de jantares de residências brasileiras.
O canto alemão é conhecido por ter um banco extenso que fica encostado na parede. É muito comum ser colocado na sala de jantar, mas pode também ser pensado para sala de estar ou na cozinha, por exemplo.
Esse recurso da marcenaria sempre foi bastante utilizado em lanchonetes, bares, cafés e restaurantes, mas nos últimos anos temos visto bastante nos projetos de casas e apartamentos. Ele acaba sendo um coringa justamente para espaços menores, acomodando mais gente sem precisar de cadeiras móveis.
Antes de sair montando um canto alemão, no entanto, é preciso pensar no espaço. O ideal é que ele tenha 45 cm de profundidade e 90 cm de altura. Vamos lembrar que, mais do que ter um móvel que seja prático, ele precisa ser confortável para quem senta.
O estofado também deve ser pensado com carinho, e o material deve ser adequado para não ser tão rígido e também para não afundar quando alguém se sentar. E não se esqueça do apoio para as costas: nem sempre precisa ser algo fixo na parede, algumas pessoas optam por colocar almofadas no banco.
A vantagem do canto alemão é mesmo acomodar mais pessoas. Uma mesa padrão que acomoda 4 cadeiras, por exemplo, consegue receber até 6 lugares com a inserção do canto alemão.
O formato da mesa vai depender da área disponível no ambiente. O canto alemão serve muito bem com uma mesa quadrada, retangular ou redonda. E a marcenaria desenvolvida para o canto alemão não precisa seguir o mesmo tom da mesa ou cadeiras, por exemplo. O estilo vai ser definido pelo morador em conjunto com o profissional.
Como o ideal é que o canto alemão seja feito sob medida para a parede do ambiente, contar com um projeto de marcenaria é essencial. Entre em contato com a Decor Ienne Marcenaria e veja como podemos te ajudar.